Sábado, 7 de Março de 2009

Ora, sendo um dos propósitos deste blog a partilha de experiências vividas nas nossas andanças musicais, nas que aprendemos e nas que ensinamos, esta passou-se com uma das minhas turmas de crianças.

Já todos sabemos da dificuldade em lhes chamar a atenção e conseguir mantê-los “na mão” durante a aula, com respeito e alguma dedicação, problema que é inerente à geração hodierna e que nos deixa completamente stressados e muitas vezes frustrados.

Eu só lhes queria ensinar um bocadinho de música!!! Será pedir muito? Mas as crianças têm uma dificuldade enorme em se concentrar… de repente lembrei-me duma coisa: - “Mas vocês querem ser grandes músicos ou não? ”, e eles e elas todos aos gritos: - “SiiiiiiiiiMM!!!!”. Então comecei a falar-lhes dum colega meu, da minha faculdade: - “Sabem o que vai dar logo nas notícias da televisão de todos os canais?”, “Nãããoo…”, “Uma notícia sobre um colega da minha faculdade.”, “…?”, “Sabem que instrumento ele toca?”, “….??”, “Violino…”, “EEEEhhhhh!!! Eu também quero aprender a tocar violino!... E eu bateria!... Eu vou querer ser cantora!... Eu quero violino!... Eu também!... Eu também!... Eu! Eu! …. Não, Eu é que quero!!...”

Neste momento fiz cara muito séria  e perguntei: - “Sabem o que aconteceu ao Tiago Santos?”, - “Quem é o Tiago Santos?”, "O amigo da minha faculdade de quem estou a falar, o que toca violino…”, “Ah…”, “Bem, sabem o que aconteceu ao Tiago Santos? Foi uma das pessoas que ganhou um concurso mundial e agora vai tocar numa das maiores orquestras do mundo, em todo o mundo, e é o único português lá! Daqui a um mês vai estar na América a tocar para o mundo inteiro!!!”, (admiração) “haaaahhh….!!!”, “Sabem como ele consegui?”, “Nãããão….”, “Com isto…” e bati com o indicador no quadro onde tinha escrito uma pequenina pauta com duas ou três notas musicais. Eles ficaram a olhar, incrédulos, e comecei logo a fazer jogos de sons com aquelas notas musicais. Ainda encantados com o sucesso do Tiago Santos, fizeram tudo o que eu pedi, e até já cantavam afinados e tudo! E conforme eu colocava mais notas na pauta, eles entoavam logo os sons correctos. Fiquei feliz por finalmente ter conseguido fazer um trabalho efectivo com as crianças.

Obrigado Tiago! Não só enches de orgulho os alunos da ESART como mostras a muita gente que Portugal continua acordado e tem valor! E também já nos estás ajudar a ensinar música às nossas crianças.

O mérito é todo teu! Muitos parabéns e boa sorte!

Tiago Santos na orquestra do youtube:  http://www.youtube.com/symphony, http://www.youtube.com/watch?v=vbGNOVfP7lI, http://www.youtube.com/watch?v=VXywgjKUqAA.

DGV


sinto-me a trabalhar

publicado por informacaomusical às 08:50 | link do post | comentar

mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

Conservatório Regional de...

Forma Sonata

Tonalidade e Carácter

Assim deveria ser a vida!

Acordeão e Harmónica

LUÍSA TENDER

Chegou o iAno

O Curso de Formação Music...

V Workshop Direcção Cora...

IV Estágio de Orquestra p...

arquivos

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

tags

eborae musica

wokshop de direcção coral

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds